5.4.07

Cinema do Brasil - SIAESP # 06




Cinema brasileiro ganha mais um parceiro lá fora
A indústria cinematográfica brasileira deu mais um passo para dinamizar o setor e internacionalizar o cinema nacional com a assinatura do Protocolo de Intenções para o estabelecimento de um Programa de Cooperação Cinematográfica entre o Brasil e a Espanha, através da Comunidade Autônoma da Galícia. O documento foi assinado no último dia 16 de março durante o I Encontro de Audiovisual Brasil-Galícia, em São Paulo, pelo presidente da Junta da Galícia, Emílio Pérez Touriño, o presidente do Consórcio Audiovisual da Galícia, Fernando Salgado Garcia, o secretário Nacional de Audiovisual, Orlando Senna, e o presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel.A Galícia é uma das regiões da Espanha que mais investe em audiovisual e conta com uma produção regular de filmes para cinema, TV e publicidade. São 150 empresas do setor, mais de três mil empregos diretos gerados e uma economia que faturou no ano passado 200 milhões de euros.
Na opinião do presidente do Programa Cinema do Brasil, André Sturm, a Galícia é uma importante porta de entrada para o cinema brasileiro no mercado europeu. Segundo ele, o próximo passo é a criação de um grupo de trabalho com representantes dos dois países que terá seis meses para definir e implantar as bases deste acordo de cooperação bilateral na área cinematográfica.

_______________________________________

Encontro supera expectativas das produtoras brasileiras
Durante o I Encontro de Audiovisual Brasil-Galícia, promovido pelo Programa Cinema do Brasil e o Consórcio Audiovisual da Galícia, produtores brasileiros e galegos tiveram a oportunidade de expor seus projetos, abrindo novos canais de negociações para futuras parcerias na área de co-produção, distribuição, e outros segmentos do audiovisual. A produtora Assunção Hernandes, da Raiz Produções Cinematográficas, considerou o encontro muito proveitoso. Os três projetos de longas-metragens apresentados por ela, um documentário e dois ficção, foram bem aceitos pelas produtoras galegas Filmax Entertainment, Mara Producciones e Saga TV. Além delas, a Raiz conseguiu com que a Continental Producciones a representasse na Espanha para um projeto que está sendo desenvolvido pela produtora brasileira. Um documentário da produtora também vai ser negociado para transmissão em uma TV galega. Em relação ao protocolo, ela acredita que o próximo passo será saber como fomentar todos os demais projetos e solucionar problemas como a falta de salas de exibição e a ausência da televisão brasileira nas produções cinematográficas. “Acho que a saída será criar uma carteira de fomento”, prevê Assunção.
A Olhar Imaginário saiu do encontro com dois projetos de longas-metragems, um documentário e um de ficção, bem encaminhados. Segundo Bárbara Rodarte, responsável pela área internacional, o projeto do documentário “Filhos da libertação”, que está sendo desenvolvido com o Canadá pode ter encontrado um parceiro da Galícia para a sua realização.
Para Cláudia Buschel, da O2 Filmes, o encontro foi uma experiência enriquecedora. “Claro que é cedo para afirmar se desse encontro sairá algo de concreto, mas certamente é uma oportunidade que não podemos descartar”, afirma.
Segundo a coordenadora de programação da Panda Filmes, Daniela Menegotto, a produtora está mantendo conversas com a Adivina Producciones em torno de uma possível parceria de co-produção de um longa-metragem de ficção. “Acredito que em questão de meses teremos algo mais concreto”, diz Daniela.
Outra produtora brasileira satisfeita com os resultados do encontro é a MPC e Associados, que pôde avançar pessoalmente as negociações, iniciadas no Festival de Cannes do ano passado, de uma co-produção com a Galega Ficcion Producciones. Segundo a diretora da MPC e Associados, Luciana Marinho, ainda em abril será assinado um pré-contrato de co-produção entre as duas produtoras.

_______________________________________


Mostra de Filmes da Galícia
Em paralelo ao I Encontro de Audiovisual Brasil-Galícia aconteceu a Mostra de Filmes da Galícia, que ofereceu um panorama de criação cinematográfica galega por meio de uma seleção de longas e curtas-metragens de recente produção. Após a abertura, promovida no Cine HSBC Belas Artes, a mostra teve continuidade na Sala Cinemateca, nos dias 16, 17 e 18 de março, e também no Instituto Cervantes, que exibe até o dia 24 de abril uma série de curtas, documentários e animação, toda terça-feira às 19h.
Clique aqui e confira a programação.

_______________________________________

Cinema do Brasil vai ao Hot Docs
O Programa Cinema do Brasil embarca em abril para o maior festival de documentários da América do Norte, o Hot Docs, que acontece em Toronto, no Canadá, entre os dias 19 e 29. Trata-se de um dos melhores lugares para se fazer negócios para a indústria documentarista. O festival selecionou para este ano 129 filmes de 30 países. No ano passado, o festival atraiu 1800 delegações, incluindo compradores, programadores e distribuidores de todas as partes do mundo.A delegação do Brasil participará, juntamente com a da Alemanha e da Itália, do International Co-production Day, que promoverá reuniões individuais com representantes de diversas produtoras. No mesmo dia, à noite, o Programa Cinema do Brasil organizará o Brazilian Networking Event.

Ainda durante o festival, acontecerá o TDF (Toronto Fórum Documentary), um evento focado em cerca de 30 projetos pré-selecionados que se tornou o mais importante do mercado internacional da América do Norte para os compradores e vendedores que têm interesse em documentários de gênero social, cultural e político. O fórum contará com mais de 130 exibidores e distribuidores da Europa, Austrália, Estados Unidos e Canadá, entre outros países.

_______________________________________

Sobre o Programa Cinema do Brasil
No início de 2006 foi fechada uma parceria entre o SIAESP - Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, a APEX-BRASIL - Agência de Promoção de Exportações e Investimentos e o MinC - Ministério da Cultura. A união dessas forças implementou um projeto de negócios no sentido de globalizar a indústria cinematográfica brasileira, viabilizando produções e co-produções em todo o mundo. Esse projeto ganhou o nome de Programa Cinema do Brasil.

_______________________________________

MAIS INFORMAÇÕES: Cinnamon Comunicação
Rua Haddock Lobo, 1244 - 6º andar São Paulo SP (11) 3062-2015
http://www.cinnamon.com.br/ - mailto:luizdefranca@cinnamon.com.br