13.3.07

CONVÊNIO SAV/MINC – FORCINE GARANTE RECURSOS PARA FILMES DE ESCOLAS DE CINEMA




A seleção dos projetos da segunda edição do Programa SAV/MinC – FORCINE de apoio à formação na área audiovisual através da produção de Trabalhos de Conclusão de Curso 2006, aconteceu no último dia 28 de fevereiro, em reunião na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.


O FORCINE constituiu uma comissão específica para o processo de seleção, levando em conta a qualidade dos roteiros e a viabilidade técnica dos projetos, da qual participaram Maria do Rosário Caetano (jornalista), Luis Alberto Carregosa César (ABPITV), Silvio Da Rin (realizador) José Araripe Cavalcanti Jr. (realizador e Diretor do CTAV) e Cícero Aragon (realizador, Conselheiro do CBC e Presidente da FUNDACINE RS).


Após o período de inscrições, foram habilitados 11 projetos para filmes de curta-metragem apresentados por universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia. Pela ordem estabelecida pela Comissão, foram selecionados os seguintes projetos:


1º - CIGANO – Depto. de Cinema, Rádio e TV / Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Direção e Roteiro: Eduardo Mattos.


2º - MANINHA – Depto. de Cinema e Vídeo – Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Direção e Roteiro: Bernardo Barcellos.


3º - A TRUPE – Depto. de Cinema / Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Direção e Roteiro: Guilherme Pinheiro.


4º - UM LUGAR COMUM – Curso de Imagem e Som / Depto. de Artes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Direção: Jonas Brandão.


5º - PROJETO 68 – Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Direção: Júlia Mariano.


6º - DESAPRUMO – Curso de Comunicação Social: Cinema e Vídeo da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Direção e Roteiro: Marcos Vinicius Silveira D’Elboux.


Nesta segunda edição, o Programa vai apoiar a realização dos curtas das escolas com recursos da ordem de 30 mil reais para cada produção. Os filmes serão distribuídos com cópias em 35 mm e também através de um DVD com tiragem de 1.000 exemplares. Um dos objetivos do Programa é ampliar a circulação das obras produzidas pelos alunos como trabalhos de conclusão de cursos de cinema e audiovisual em festivais e mostras, na televisão e através de um circuito de exibição universitário.