9.4.06

Festival Latino Americano de la Clase Obrera

Festival Latino Americano de la Clase Obrera


O Festival Latino Americano de la Clase Obrera é um festival de cinema e vídeo dedicado às lutas, realidade e cultura da classe trabalhadora no continente latino-americano. A terceira edição do FELCO será realizada no Brasil, Bolívia e Argentina durante o ano de 2006. O festival terá uma fase itinerante com exibições em ocupações, sindicatos, cineclubes e universidades. Em novembro haverá em São Paulo a mostra retrospectiva do cinema político latino-americano e no início de dezembro a mostra central, quando serão exibidos trabalhos recentes e se dará o encontro de grupos e realizadores de toda América Latina.

O festival surgiu em Buenos Aires, em 2004, no ensejo da mobilização popular que marcou a recentíssima história argentina. Em 2005, em homenagem às dezenas de mortos de outubro de 2003, a sede foi El Alto, epicentro da agitação política que tomou conta da Bolívia nos últimos tempos. A construção do terceiro FELCO se dá numa conjuntura distinta. Neste país deitado eternamente em berço esplêndido, estudantes, militantes e cineastas levantam suas vozes bandeiras câmeras inspirados no exemplo de nossos hermanos.

Além do próprio festival, miramos em seus desdobramentos alguns desafios, tais como construir uma rede de distribuição de filmes independentes e alternativos que tratem da realidade dos países oprimidos, estabelecer uma rede de contra-informação para cobrir e divulgar as lutas populares latino-americanas, estimular a exibição independente e o cineclubismo, criar e manter acervos que nos dêem acesso à história do cinema latino-americano, elaborar publicações digitais e impressas que abriguem uma produção teórica crítica da cultura, abrir o debate acerca da construção da metodologia de ensino do audiovisual em compromisso com as lutas populares e iniciar um fórum de discussões sobre políticas públicas de cultura com vistas a criar uma frente de luta dos realizadores e exibidores independentes.

Convidamos, pois, todos aqueles que, com suas câmeras e projetores, comprometeram-se a “não desviar seus olhos do real maravilhoso e do real horrível de nossa terra, da qual fomos feitos e da qual somos fatalmente expressão” – nas palavras de Fernando Birri – a colaborar na construção desta nova alternativa de luta pela América Latina unida e soberana.


Contato: mariaalgutierrez@hotmail.com
Site: http://felco.guardachuva.org