1.4.08

Produire au Sud prorroga inscrições para projetos brasileiros

Seguem abertas até o dia 30 de abril as inscrições para o Seminário Produire au Sud, uma oficina voltada para co-produção internacional de longa-metragem, que vai selecionar seis projetos brasileiros. O trabalho obedece ao modelo desenvolvido no Festival dos Três Continentes, realizado em Nantes, na França. Um formato que já contemplou dezenas de projetos, em mais de 20 países.

A oficina Produire au Sud ("produzir para o Sul") se destina a projetos da África, América Latina e Ásia. Dentre os muitos filmes bem-sucedidos do programa está a fita argentina A Menina Santa, de Lucrecia Martel, obra que conquistou uma notável distribuição internacional.

Dois filmes brasileiros produzidos a partir da preparação e aperfeiçoamento de projetos da Produire au Sud também já passaram por festivais nacionais e internacionais. Um deles é o filme paranaense Estômago, que tem direção de Marcos Jorge e conta com o baiano João Miguel como protagonista. O filme, que participou do último Festival de Berlim, já cumpre o seu calendário de lançamento regional pelo país.

Já o longa-metragem Corpo, de Rossana Foglia e Rubens Rewald, participou do Festival de Cinema de Tiradentes-MG, no início do ano, e contou com exibições em grandes eventos como as últimas edições da Mostra Internacional de São Paulo e o Festival de Cinema do Rio.

Outra fita bem-sucedida é O Banheiro do Papa, de César Charlone e Enrique Fernández, que ganhou cinco prêmios Kikito no Festival de Gramado, em 2007. A obra é uma co-produção Brasil-Uruguai-França, também formatada a partir de oficina do Produire Au Sud.

Entre os projetos em desenvolvimento, estão o longa-metragem de estréia do premiado curta-metragista pernambucano Camilo Cavalcante, o filme A Canção do Lagarto Preto. Outro cineasta premiado, Roberto Moreira, diretor do filme Contra Todos, também está com um projeto formatado nas oficinas do Produire au Sud. Trata-se de Condomínio Jaqueline, filme com a produção ainda em curso.

O Seminário Produire Au Sud faz parte das atividades do IV SEMCINE – Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual da Bahia, que acontece entre os dias 21 e 26 de Julho, em Salvador. Todos os detalhes e pré-requisitos para as inscrições estão disponíveis no endereço www.seminariodecinema.com.br. Os interessados podem contatar também o telefone (71) 3332-0032 ou o e-mail: contato@seminariodecinema.com.br.