23.3.08

PROEX – Programa de Financiamento à Exportação - Ata de Reunião

12 de Março de 2008

Presentes na reunião:

MDIC Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - Maurício Do Val.

Banco do Brasil - Terezinha Ayako Maeda.

APRO Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, Sônia Regina Piasso, Dr. João Paulo Morello, Dra. Maria Carolina Souza

ABEPC Associação Brasileira das Empresas Produtoras de Cinema - Assunção Hernandes

ABPI TV Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão - Luiz Alberto Cesar, Maurício Delman Lains.

APROSOM Associação Brasileira dos Produtores de Fonogramas Publicitários - Maurício Tagliari

Bossa Nova Films - Denise Gomes

Cara de Cão - Luis Eduardo Pereira

Mixer - Fernando Dias

Movi&Art - Pérsio Pisani

O2 Filmes - Andréa Barata Ribeiro

TV Pinguim - Francisco Mistrorigo


Proposta da Reunião:

Apresentação do PROEX - Programa de Financiamento às Exportações, bem como, o modelo de comercialização de uma produção audiovisual, no intuito de alinhar às expectativas para a criação de um modelo possível nos moldes do PROEX para ser implementado no setor audiovisual brasileiro.


Considerações:

- Os trabalhos foram iniciados com a apresentação do PROEX - Programa de Financiamento às Exportações pela Diretora de Comércio Exterior, Terezinha Ayako Maeda.

- Para melhor entendimento, os produtores ilustraram o cotidiano de uma produção.

- Por unanimidade concluiu-se que com a atual configuração, o PROEX não atende as demandas do setor, uma vez que o grande gargalo de uma produção audiovisual é a fase de produção, e o programa tem como foco a fase de comercialização e distribuição.

- Foi apontado o PROCULT - Programa de Apoio à Cadeia Produtiva do Audiovisual, como o modelo de financiamento mais eficiente para o setor, pois abrange os seguintes seguimentos: produção, distribuição e comercialização, exibição e serviços de infra-estrutura. No entanto, existem algumas ressalvas, como por exemplo, os juros praticados e as garantias solicitadas.

- Também ressaltou-se o Fundo Setorial do Audiovisual recentemente criado pela ANCINE com recursos provenientes da CONDECINE. O Fundo permite o investimento em projetos audiovisuais, em todos os elos da cadeia produtiva, além de poder ser utilizado na equalização das taxas de juros, empréstimos e investimentos.


Conclusões:

- Realização de um diagnóstico detalhado dos mecanismos existentes para financiamento e fomento do setor, no intuído de identificar as falhas do processo. Com isso, buscar a implementação dos ajustes necessários.

- Para isso foi proposto a realização de um encontro com representantes do setor e governo, visando o envolvimento de diversas instâncias governamentais que de alguma forma possam contribuir para as demandas do setor (ANCINE; Ministério da Cultura; Secretaria do Audiovisual; BNDES; Banco do Brasil; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Ministério da Fazenda; Casa Civil; entre outros.).

- Outra sugestão apontada foi a elaboração de uma apresentação sucinta para o próximo encontro da Camex.
A idéia é tornar público e sensibilizar os demais órgãos governamentais da importância do setor audiovisual como gerador de oportunidades para o comércio exterior brasileiro.
Foi de comum acordo que a ANCINE seria a melhor representante para essa apresentação.
Para a elaboração da apresentação supracitada, a APRO conta com a colaboração de todo o setor presente na reunião uma vez que, o foco principal da APRO é o audiovisual publicitário, não conferindo à mesma a expertise das demais entidades que têm como escopo principal as séries de TV, documentários e longas-metragens, porém estamos à disposição para receber os estudos, planilhar e formatar a apresentação.

- Como formato ideal de financiamentos e incentivos para o setor do audiovisual o Canadá foi citado por unanimidade.


Sem outros assuntos a reunião foi encerrada.